
Era uma vez…
Sim; porque muitas vezes parece um conto de fadas… outras vezes não!
Foi em Vilamoura no ano de 2008, depois de muitos quilómetros percorridos, de muitas aventuras, muitas experiências gastronómicas e outras tantas de vida que abrimos a gelataria SusAnaTuttapanna.





Com a ajuda de quem acreditava no nosso potencial, e com know how e a inspiração uma pequenina fábrica em Roma em que as gomas naturais tinham fórmulas matemáticas, iniciámos o nosso negócio.
O chão de vinil preto e branco, as paredes rosa e azul bebê e o grande néon da “Susana Tuttapanna”, pasteleira da pequenáda italiana na porta, começámos.
O nosso primeiro sucesso! Chef Anderson Sousa fabricava os fantásticos gelados num processo totalmente natural dando enfâse aos frutos da sua origem, a saudosa região Amazónica, rica em sabores e aromas.
.jpeg)
Depressa a gelataria se transformou num pequeno local em que se comia a mais deliciosa carbonára, ou a torta de bacalhau com creme de catupiri, por gentileza do Chef a pedido dos seus clientes, e logo a gelateria se transformou no “Ristorante Tuttapanna Vilamoura” em 2010. O espaço tornou-se pequeno e abrimos a loja contigua; aí demos lugar aquilo que era a febre do momento… o sushi!

A gelataria correu para o outro lado da avenida, junto com os maravilhosos e suculentos hambúrgueres de picanha nomeados segundo países diversos, de acordo com algumas tradições gastronómicas dos mesmos.
A “Hamburgueria da Tuttapanna” com os seus grafitis feitos por artistas locais, as paredes escritas por todos os que não queriam deixar de ser recordados e fazer parte de mais um espaço Tuttapanna, o mais jovem e irreverente de todos.


Chef Anderson na sua versatilidade, abraçou este outro conceito, como mentor desta e de todas as experiências gastronómicas até hoje. O inverno negro de 2012/ 2013 tinha-se instaladas com a crise económica desde 2008.. Os nossos passos eram ousados, determinados, mas vagarosos e em muitos dias penosos para uma família com 6 filhos! O verão de 2013 chegou com a promessa de um futuro brilhante, o sushi foi anunciado, em destaque, no restaurante e foi uma subida vertiginosa…

.jpeg)





Mas não podíamos parar… Não só Itália, mas Espanha foi e é, uma Paixão! E o “Empório da Tuttapanna” nasceu! Nasceu espanhol, com todo o salero que nos encanta… as tapas, os petiscos, o vinho, as azeitonas, as sevilhanas nos cartazes antigos e nos jornais a forrar asparedes! Não devia, mas vou- vos confessar, que era o meu favorito! Ainda nesse espaço começámos a introduzir a culinária amazónica, aquela que é no coração do Chef Anderson.
Em 2019 surgiu a hipótese de transformarmos todas as Tuttapannas em uma só! E surge a Maloca da Tuttapanna! MALOCA é “um tipo de cabana utilizada por nativos indígenas para comemorações em grupo. Símbolo de união e convívio!” Aí sim, conseguimos viajar por todo o nosso percurso numa mescla entre todas as nossas viagens reais ou do nosso imaginário…… Itália, Japão, Amazónia, Espanha, Portugal….





Maloca da Tuttapanna, não é só um restaurante...
... onde a comida foi sempre focada na qualidade, onde o Chef Anderson espelha o seu amor, a sensibilidade culinária e um dom, inato, surpreendente até para mim, ano após ano, prato após prato; nunca desilude! É uma história de paixão, notória em cada pormenor onde os clientes e amigos pousem os olhos. E não ficamos por aqui… estão já outros projetos em curso e outros no coração… Estas são as minhas palavras ao descrever a nossa história …parciais, emotivas e sinceras … Porque essa é a minha parte; as palavras as pessoas, os números, a equipe e elas representam o que é para mim o Tuttapanna…. uma Paixão de Vida!


Ana Sousa
Texto por
equipa e nossa confraternização de verão





EM BREVE:

Agora, você também faz parte desta história, muito obrigado (a)